AGENTES PENITENCIÁRIOS UNIDOS DE PERNAMBUCO. UNIÃO, FORÇA E FÉ

PFDB E PETROLINA: facas, drogas e celulares



        A Secretaria Executiva de Ressocialização (Seres) apresentou, na manhã de ontem, o resultado de duas revistas realizadas na última segunda-feira, uma no Presídio Frei Damião de Bozzano (PFDB), no Complexo do Curado, e outra na Penitenciária Doutor Edvaldo Gomes (PDEG), em Petrolina.
No Complexo do Curado, os Agentes Penitenciários da unidade e o Grupo de Operações e Segurança (GOS/Seres) apreenderam seis facões e nove facas industriais, seis chunços, seis carregadores de celular, 14 fones de ouvido, quatro baterias de celular, quatro celulares, dois chips, uma balança de precisão, seis maricas, três barrotes de madeira, uma barra de ferro, 107g de crack, 85g de maconha e 60 litros de cachaça.
Já em Petrolina, os Agentes Penitenciários encontraram oito chips, um carregador de celular, três chunços e 30g de substância, supostamente maconha.

Fonte-dp


CONCURSO PARA AGENTE DE SEGURANÇA PENITENCIÁRIA DE PERNAMBUCO FOI AUTORIZADO


     O Concurso de Agente Penitenciário em Pernambuco foi autorizado pelo Governo do Estado. Será um concurso de nível superior, conforme previsão na Lei Complementar nº 150/2009.
A Formatação do concurso está em pleno vapor e já está em trâmite o termo de referência para publicação do Edital.
Existe um acordo com o Sindicato para a realização do Concurso Público para o cargo efetivo de Agente Penitenciário para ser realizado ainda este ano.


Barreto Campelo: um preso é morto durante tumulto


       Mais um assassinato ocorrido dentro de uma unidade prisional em Pernambuco traz à tona a situação caótica dos presídios do estado. Na tarde desta segunda-feira (20), um preso foi morto em um tumulto registrado na Penitenciária Barreto Campelo, localizada em Itamaracá, na Região Metropolitana do Recife, de acordo com a Secretaria Executiva de Ressocialização (Seres).
A vítima foi o detento Carlos André da Silva Lima, de 28 anos. Segundo a secretaria, foram acionados o Grupo de Operações e Segurança (GOS/Seres) e o Batalhão de Choque, mas a situação foi controlada pelos agentes penitenciários da unidade antes da chegada dos efetivos.
O Instituto de Medicina Legal (IML) e o Instituto de Criminalística (IC) enviaram equipes ao local. Por meio de nota, a Seres informou que "foram identificados os responsáveis pelo tumulto e as providências estão sendo tomadas".

Fonte-g1


BOATOS DESMENTIDOS

No Sistema Penitenciário constantemente ficam soltando boatos mentirosos tentando desestabilizar a gestão e procurando levar claramente os agentes penitenciários ao negativismo e caos.
Nesta última semana, surgiu que os recentes nomeados em janeiro de 2015, ou seja, 132 (centro e trinta de dois) seriam exonerados porque o processo de ação civil pública impetrada pelo Ministério Público foi indeferido para convocação de agentes penitenciários de uma quantidade de ter 6.000 (seis mil) agentes penitenciários no ano de 2018. O tribunal posicionou-se que o judiciário não pode interferir no Executivo, por independência dos poderes.
Informamos que procuramos o setor jurídico da Secretaria Executiva de Ressocialização sobre o assunto que informou que estes agentes nomeados em 2015, estão mantidos. O Sindicato ainda insatisfeito conversou com o Secretário da pasta, que rapidamente desmentiu o boato.
Informamos que os nomeados em 2015 estão amparados pela legalidade. Esclarecendo, tais servidores têm suas nomeações previstas no art. 2º, inciso III no decreto emergencial nº 41.448, conforme abaixo:
"DECRETO Nº 41.448, DE 29 DE JANEIRO DE 2015.
Declara situação de emergência no Sistema Penitenciário do Estado de Pernambuco e dá outras providências.
O GOVERNADOR DO ESTADO DE PERNAMBUCO, no uso de suas atribuições constitucionais e legais, tendo em vista comunicação oficial  subscrita pelo Secretário de Justiça e Direitos Humanos, em que relata a atual situação de tensão vivenciada no sistema prisional no âmbito do Estado de Pernambuco, e
CONSIDERANDO o teor do Relatório de Situação e Diagnóstico nº 001/2015, que explicita o crescente aumento do volume de prisões realizadas no Estado e o consequente déficit de vagas no sistema carcerário, pondo em risco a integridade dos bens, da população carcerária, dos servidores e visitantes;
CONSIDERANDO o fato de que, para contornar o problema de superlotação dos estabelecimentos prisionais, o Governo do Estado vem executando obras de construção de novas unidades, bem como reformas e ampliações das já existentes, as quais, contudo, exigem um cronograma físico-financeiro incapaz de atender de modo imediato à situação crítica que ora se apresenta no Complexo do Curado e na Penitenciária Barreto Campelo, especialmente;
CONSIDERANDO, ainda, que, intercorrências imprevistas de diversas naturezas impediram a regular execução de diversos contratos em execução, os quais têm por objeto a criação de novas vagas e melhorias no sistema carcerário;
CONSIDERANDO, por fim, a notícia de graves deficiências no cumprimento das obrigações contratuais previstas na Concessão Administrativa referente ao Centro Integrado de Ressocialização (CIR) de Itaquitinga, por parte do Concessionário privado, bem como a situação de notório abandono da obra, o que coloca em risco a segurança patrimonial das edificações existentes e impede o início da operação dos serviços objeto da Concessão,
DECRETA:
Art. 2º Para implementação das ações urgentes a serem adotadas no atual contexto prisional do Estado, objetivando enfrentar a situação de emergência, observado o prazo estipulado no art. 1º, fica instituída uma Força Tarefa, constituída pelos titulares das Secretarias de Estado de Justiça e Direitos Humanos, da Casa Civil, da Fazenda, de Planejamento e Gestão, de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude, da Controladoria Geral do Estado, de Administração, do Gabinete de Projetos Estratégicos e da Procuradoria Geral do Estado, sob a coordenação do Secretário de Justiça e Direitos Humanos, com atribuições específicas para autorizar:
III - a nomeação de 132 Agentes Penitenciários aprovados no concurso público realizado em 2009;
Art. 7º Este Decreto entra em vigor na data de sua publicação.
Palácio do Campo das Princesas, Recife, 29 de janeiro do ano de 2015, 198º da Revolução Republicana Constitucionalista e 193º da Independência do Brasil.

PAULO HENRIQUE SARAIVA CÂMARA
Governador do Estado

PEDRO EURICO DE BARROS E SILVA
ANTÔNIO CARLOS DOS SANTOS FIGUEIRA
MÁRCIO STEFANNI MONTEIRO MORAIS
DANILO JORGE DE BARROS CABRAL
ISALTINO JOSÉ DO NASCIMENTO FILHO
RODRIGO GAYGER AMARO
MILTON COELHO DA SILVA NETO

ANTÔNIO CÉSAR CAÚLA REIS"

Fonte-sindasppe


Vitória de Santo Antão: vice-diretor do presídio sofre emboscada

O vice-diretor do Presídio de Vitória de Santo Antão sofreu uma emboscada no final da tarde desta quarta-feira (15). De acordo com a polícia, Mario Alves foi surpreendido por homens armados num veículo modelo Corolla, de cor prata.
A investida ocorreu entre os municípios de Vitória e Escada na Rodovia Estadual PE – 45. Na ação, o carro do agente de segurança penitenciária foi levado, bem como a sua arma de fogo. O veículo da vítima, um Nissan de cor branca de placa NPU-4702, não foi encontrado.


Presídio de Igarassu: Agentes Penitenciários acham 13 celulares dentro de inhame

      Um inhame recheado com 13 aparelhos de telefone celular foi apreendido no Presídio de Igarassu, localizado na região metropolitana do Recife, neste domingo (12/06). Uma mulher que levava os aparelhos foi presa em flagrante.
Segundo a Seres (Secretaria Executiva de Ressocialização), a descoberta dos aparelhos escondidos no tubérculo ocorreu durante revista de rotina em dia de visita de familiares aos presos.
A mulher, que não teve a identidade divulgada, disse que era parente de um interno e que o alimento seria para ele fazer no jantar, segundo a Seres.
Ainda segundo secretaria, a mulher estava nervosa durante a espera da revista, o que chamou atenção dos Agentes Penitenciários. Eles cortaram o inhame e encontraram os aparelhos envoltos por um plástico.
O inhame também estava envolvido com um plástico para disfarçar a abertura por onde foram colocados os celulares. O nome do preso que receberia a encomenda também não foi informado.
A Seres informou que a mulher foi presa em flagrante e conduzida para a delegacia de polícia de Igarassu.
Ela deverá ser transferida para um presídio feminino do sistema prisional do Estado nesta segunda-feira. O preso que iria receber o material será enquadrado em medidas disciplinares.
Fonte-uol




SECRETARIA DE ADMINISTRAÇÃO DETERMINOU IMPLANTAÇÃO DA PROGRESSÃO POR QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL DE 40 ASP’s PARA IMPLANTAÇÃO NA FOLHA DO MÊS DE JUNHO

 Veja a lista:










Japonês da Federal é preso por contrabando


      O policial federal Newton Ishii, chamado de Japonês da Federal e que ficou conhecido durante a Operação Lava Jato, foi preso na terça-feira (7/06), em Curitiba. Ele foi condenado pelo crime de facilitação do contrabando. O processo transitou em julgado, ou seja, não cabe recurso.
O mandado foi expedido pela Vara de Execução Penal da Justiça Federal, em Foz do Iguaçu, no oeste do Paraná. Ao saber da decisão, Ishii se apresentou espontaneamente na  Superintendência da Polícia Federal da capital paranaense, onde continuava detido nesta manhã de quarta-feira (8/06).
De acordo com o advogado do agente, Oswaldo de Mello Junior, Ishii foi condenado a quatro anos, dois meses e 21 dias em virtude da Operação Sucuri, que descobriu envolvimento de agentes na entrada de contrabando no país.
As investigações mostraram que os agentes facilitavam a entrada de contrabando no país, pela fronteira com o Paraguai, em Foz do Iguaçu.
"O Superior Tribunal de Justiça (STJ) denegou um recurso que nós tínhamos recorrido na semana passada sobre a condenação em Foz. Ao saber da expedição do mandado de prisão, meu cliente foi avisado e imediatamente se apresentou em Curitiba", disse o advogado.
Oswaldo afirmou ainda que Newton já cumpriu quatro meses da pena e que isso será descontado da condenação total. “Como ele foi condenado a quatro anos e dois meses de prisão em regime semiaberto, teria o direito de progredir para o regime aberto depois de cumprir um sexto da pena, cerca de oito meses. E, como em 2003 ficou preso preventivamente por pouco mais de quatro meses, restariam ainda quatro meses e alguns dias em regime semiaberto para serem cumpridos”, detalhou o advogado.
O nome de Newton Ishii foi citado em meio à Operação Lava Jato na gravação que levou à prisão o senador cassado Delcídio Amaral, em Brasília.
No áudio, o senador fazia tratativas com o chefe de gabinete dele, Diogo Ferreira, o advogado Edson Ribeiro e o filho do ex-diretor da Petrobras Nestor Cerveró, Bernardo, buscando um plano de fuga para Cerveró, que estava preso na carceragem da Polícia Federal em Curitiba.
O agente é citado durante a conversa quando o grupo discute quem estaria vazando informações para revistas. Delcídio se refere a um policial como "japonês bonzinho", que seria o responsável pela carceragem.
A Polícia Federal disse, na ocasião, que iria apurar se o nome citado na conversa era o do agente.
Com a deflagração da Operação Lava Jato, o agente passou a ser conhecido em todo o Brasil. A cada fase da operação nestes mais de dois anos, Newton Ishii aparecia ao lado empreiteiros, operadores financeiros, políticos e funcionários públicos que eram presos.
Em fevereiro deste ano, o agente foi à Câmara dos Deputados e foi tietado por parlamentares. Ishii fez fotos com deputados, assessores e servidores nos corredores e no plenário. Ele havia ido a Brasília para participar da posse da nova diretoria da Federação Nacional dos Policiais Federais.

Fonte-g1


PROPOSTA APRESENTA GANHOS PARA CATEGORIA NA ASSEMBLÉIA GERAL EXTRAORDINÁRIA

O Sindicato na última Assembleia Geral Extraordinária do dia 03 de junho de 2016, apresentou os ganhos de servidores com a proposta apresentada e a tabela.
Esta proposta foi solicitada pela Assembleia Geral do dia 13 de fevereiro de 2016, e estava nas discussões para o dissídio de 2016, e que estava em pré-acordo. A Proposta foi a Tabela dos Agentes de Polícia Civil.


TABELA




A Tabela será para os Agentes Penitenciários nos mesmos valores idênticos aos Agentes de Polícia Civil.
Informamos que todos tiveram ganhos e até os sobrestados terão suas progressões liberadas.
O Governo irá encaminhar a mensagem a Assembleia Legislativa nos próximos dias.
Informamos que aqueles que existem irregularidades em enquadramentos não tem nada haver com a proposta apresentada. Estes servidores iriam ter que ocorrer os ajustes por determinação do Tribunal de Contas do Estado. Informamos que existe já legislação que trata de tal tema, como existe para os Policiais Militares e outras categorias.
Na legislação cria-se a parcela de irredutibilidade de vencimentos que garante que tal servidor não tenha reduzido seus vencimentos.

Na Assembleia Geral explicou-se tudo e inclusive foi mostrado a tabela da Polícia Civil e retirados as dúvidas.
Fonte-sindasppe


Anterior Proxima Página inicial
 
ASPSUNIDOS
SÓ JESUS SALVA